quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Piora na TPM?


TPM: A TPM ou Síndrome pré-menstrual é o período cíclico que precede a menstruação. Nesse intervalo de tempo, podem aparecer sintomas psíquicos e físicos, que geralmente desaparecem no primeiro dia do fluxo menstrual. Em algumas mulheres, a TPM é interrompida somente com o fim do fluxo. (Fonte: clique aqui)

Você, mulher, que possui algum transtorno mental qualquer, borderline ou não, já reparou se durante a TPM se sente pior? Eu sim. E estou nessa fase exatamente agora. Tendo um transtorno com base na desregulação emocional as coisas parecem ficar bem mais assustadoras nesse momento.

Mesmo com toda terapia, meditação, exercícios de bioenergética e respiração, eu ainda tenho muita dificuldade durante a TPM e eis que para, marinheiras de primeira viagem reside o perigo, pois pode dar a impressão de que seu tratamento pode não estar funcionando o que NÃO correspondem a verdade! A TPM é apenas uma fase de mais ou menos 10 dias antes do período menstrual que atinge 70% das mulheres (para mais ou menos dependendo do ciclo de cada mulher, pois cada mulher é ÚNICA) e é algo que mexe com todo nosso corpo - do mental ao físico- ou seja, não é de se estranhar que PIORE o nosso quadro psiquiátrico, dentre muitos sintomas pode provocar:

-Irritabilidade
-Fúria
-Angústia
-Cansaço
-Hipersensibilidade emocional (olha a desregulação emocional aí)
-Raiva (olha quem tem borderline sofrendo aqui também)
-Baixa auto-estima
-Ataques de choro (nem preciso falar nada)

 Mas o melhor de tudo isso (tem parte boa sim) é que VAI PASSAR e continuar fazendo o que a gente já faz (terapia, exercício, respira, medita, ioga) ajuda a passar a mais rápido.

Outra dica importante é comunicar aos nossos terapeutas o quanto isso está incomodando, pois acredito que muitas mulheres deixam isso de lado "achando" que "não é nada". Se a TPM está te atrapalhando a nível de te deixar mais desequilibrada do que você "suporta" então você deve comunicar ao psiquiatra, psicóloga, ginecologista e ao terapeuta alternativo que você não está conseguindo aguentar estes "dias", não é vergonha nenhuma. Inclusive, muitas mulheres optam por não menstruar mais devido à fortes TPMs. Eu não optaria por suspender a menstruação por uma opinião pessoal e por que não me incomoda a ponto de eu matar alguém (ainda). 

Mas acredito que esse assunto devia ser muito mais discutido não só pelo lado da comodidade de não menstruar, mas sim como mulheres que sofrem de transtornos mentais graves seriam mais felizes se tivessem esse apoio durante essa fase, se elas soubessem que a TPM pioram o seu quadro e pudessem ter o poder de agir a favor de si mesma em vez de apenas verem tudo cair ao seu redor, isso só vai acontecer se espalharmos amor e informação! Vamos nos unir, porque eu também ainda tenho muita dificuldade nessa fase - e eu estou nela agora. =)

Um comentário:

  1. Eu, sendo Bipolar, sempre pioro na TPM. Teve uma época em que tomei remédio para parar de menstruar. Foi uma bênção por uns dois anos, mais ou menos. Mas devido à problemas de memória, esqueci um dia ou outro de tomar. A recomendação médica era para tomar dois comprimidos quando isso acontecesse. Mas além de não adiantar, acabei tendo uma hemorragia severa. Só parou ao tomar outra medicação que a ginecologista me passou.
    Resolvi parar com esse remédio, o Cerazette, pois com a depressão vem a falta de memória e não pretendo ter outra hemorragia.
    Sigo enfrentando uma TPM por vez...

    Obrigada por passar no meu blog :)
    Pretendo escrever mais de uma vez por mês, pois realmente faz bem à alma.

    Abraços,
    http://nomundodafrancine.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para comentar, apenas não seja grosseiro.
Se quiser me escrever, envie e-mail para blogenlouqueser@gmail.com , mensagens hostis/sem propósito não serão respondidas.

Pesquisar este blog